CURSOS

O Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto oferece os seguintes cursos:



• Eixo tecnológico: Informação e Comunicação.

• Carga horária total: 1420h.

• Objetivo: Formar alunos egressos do Ensino Médio, no desenvolvimento do perfil profissional para a área de informação e comunicação, com habilitação no curso técnico em Redes de Computadores, fundamentado em concepções tecnológicas e científicas, com o intuito de promover uma educação centrada nos valores humanos e no exercício da cidadania.

• Competências e habilidades:

 Verificar o correto funcionamento dos equipamentos e softwares do sistema de informação interpretando orientações dos manuais;

 organizar atividades de entrada e saída de dados de sistemas de informação;

 identificar os componentes dos computadores e seus periféricos, analisando funcionamento relacionamento entre eles;

 coordenar atividades de garantia da segurança dos dados armazenados em sistemas computacionais, efetuando cópias de segurança e remoção de vírus;

 avaliar resultados de testes dos programas desenvolvidos;

 utilizar adequadamente os recursos de hardware dos computadores;

 efetuar configurações nos softwares aplicativos;

 distinguir arquiteturas de sistemas operacionais e seus níveis de privilégio, analisando desempenho e limitações de dada opção;

 utilizar editores de textos, planilhas, gerenciadores de bases de dados, compiladores e ambientes de desenvolvimento na elaboração de programas;

 utilizar ambientes/linguagens para manipulação de dados nos diversos modelos de sistemas gerenciadores de Bancos de dados relacional orientado a objetos e outros; incluindo aplicações cliente servidor.

• Perfil profissional de conclusão:

 O perfil profissional do Técnico em Redes de Computadores deve ser flexível e dominar os diferentes aspectos tecnológicos relacionados com as de redes de computadores, além de compreender as necessidades e os processos organizacionais, visando à implementação de sistemas de comunicação de dados, que efetivamente atendam os requisitos de negócio das empresas.


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• Eixo tecnológico: Gestão e Negócios.

• Carga horária total: 1320h.

• Objetivo: Formar profissionais técnicos de nível médio, com competência técnica, humanística e ética para desempenhar suas atividades profissionais, com elevado grau de responsabilidade social e contribuir para promoção da democratização do ensino e elevação do nível de qualificação profissional.

• Competências e habilidades:

 O Técnico de Serviços de Condomínio deve executar as ações decorrentes das decisões das assembléias condominiais envolvendo procedimentos organizacionais, de recursos humanos, materiais, financeiros, conservação e manutenção predial. Conduzir reuniões e elaborar atas e relatórios de prestação de contas. Além de promover a integração dos vários atores do condomínio.

• Perfil profissional de conclusão:

 O Técnico de Serviços de Condomínio deve apresentar-se como um profissional flexível capaz de acompanhar a evolução dos conhecimentos oriundos da sociedade em geral e do mercado mundial, tendo a capacidade de adaptação às novas situações. A formação do Técnico de Serviços de Condomínio supõe o desenvolvimento de competências e habilidades e o domínio dos conteúdos gerais do curso. Além de preparados para enfrentar com eficiência e criatividade os problemas de sua prática profissional, produzir e difundir conhecimentos, refletir criticamente sobre a realidade que o envolve; buscar o aprimoramento contínuo e observar padrões éticos de conduta, atuando junto aos Condomínios na Gestão Administrativa, Gestão Financeira, e na Gestão de Pessoal.

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• Eixo tecnológico: Hospitalidade e Lazer.

• Carga horária total: 1300h.

• Objetivo: Formar profissionais de nível técnico em Serviços de Restaurante e Bar com ampla visão do mundo, motivados pela busca constante de novas informações, técnicas e tecnológicas, capazes de transformar seus conhecimentos em ferramentas de apoio ao desenvolvimento social e econômico de sua área de atuação profissional, com condições de observar, planejar, problematizar, contextualizar e interpretar a realidade, a fim de solucionar problemas concernentes a Serviços de Restaurante e Bar.

• Competências e habilidades:

 Conhecer e utilizar vocabulário técnico específico da restauração, para efeitos de comunicação profissional em língua inglesa e espanhola;

 Conhecer e utilizar conceitos sobre a dinâmica das relações interpessoais;

 Conhecer e aplicar a legislação das atividades turísticas e profissionais;

 Conhecer e aplicar as normas de saúde, higiene e segurança alimentar;

 Conhecer e aplicar noções fundamentais de controlo de qualidade alimentar;

 Conhecer os tipos de estabelecimentos de restauração, funções e normas gerais de funcionamento de uma empresa/serviço de restauração;

 Conhecer a organização dos serviços de restaurante e de bar;

 Conhecer e aplicar noções básicas de tecnologia das matérias-primas utilizadas no serviço de alimentação e bebidas;

 Conhecer o funcionamento e a conservação dos equipamentos e utensílios do serviço de alimentação e bebidas;

 Conhecer os processos de transformação dos produtos alimentares, assim como a tipologia e os processos de fabricação de bebidas;

 Conhecer os vários tipos de vinhos nacionais e internacionais e identificar as respectivas características;

 Conhecer a gastronomia tradicional portuguesa e internacional, considerando a respectiva matriz cultural;

 Conhecer e utilizar informação de relevância turística, nomeadamente tradições, cultura e atrações turísticas locais e regionais;

 Conhecer e aplicar técnicas de comunicação, vendas e atendimento em língua portuguesa, adequadas aos serviços de restaurante e de bar;

 Conhecer e aplicar noções básicas de faturação;

 Conhecer e aplicar regras e procedimentos protocolares no serviço de restauração;

 Conhecer e utilizar o conceito de negócio aplicado às empresas turísticas, assim como o conceito de empreendedorismo corporativo;

 Facilitar o relacionamento interpessoal com os colegas, as chefias e os clientes;

 Trabalhar em equipe;

 Organizar o seu posto de trabalho de forma a permitir responder às solicitações do serviço interagindo com os outros elementos da equipe;

 Apresentar-se de forma elegante, eficiente e ser cortês;

 Ter uma postura de orientação para o cliente, esforçando-se por corresponder a/ou exceder as expectativas dos clientes;

 Decidir sobre as soluções mais adequadas na resolução de problemas decorrentes das solicitações e reclamações dos clientes.

• Perfil profissional de conclusão:

 Alimentos e Bebidas (preparo de alimentos, drinks e coquetéis, noções de enologia, segurança alimentar, compra de mercadorias, controle de estoque e mise en place – arrumação do restaurante, organização da bancada de trabalho, montagem de mesas do salão e colocação dos pratos, talheres, taças e copos);

 Atendimento ao Cliente (maitre – coordenação dos serviços de garçom; garçom – serviços de mesa; commis – ajudante de garçom, hostess – recepção e acolhida do cliente);

 Rotinas Administrativas e Financeiras (caixa);

 Atuar como empreendedor (negócio próprio).





Fonte: Planos de Curso do CEEP José Figueiredo Barreto