INSTITUCIONAL

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
JOSÉ FIGUEIREDO BARRETO


=======================================================================

EQUIPE DIRETIVA, FUNCIONAMENTO E INSTALAÇÕES

O Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, Instituição de Ensino circunscrita à DEA/SEED Sergipe, tem como Equipe Diretiva:

  • Diretora - Profª. Elinalva Eloi Nascimento Oliveira: Graduada em Letras Português com Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa;
  • Coordenadora - Profª. Karina da Silva Amorim Melo: Graduada em Ciências Biológicas;
  • Coordenador - Profª. Mário Jorge Oliveira Silva: Graduado em Educação Física; Especialista em Gestão Estratégica e Qualidade e em Gestão da Criatividade;
  • Secretária - Pedagoga Sônia Maria da Silva Reis: Graduada em Pedagogia e Pós-graduada em Gestão Escolar.


O Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, Instituição de Ensino circunscrita à DEA/SEED Sergipe, tomando por base o Art. 39 do Capítulo III da Lei 9394/96 (LDB) tem por finalidade desenvolver ações que conduzam o educando ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e empreendedora:

I- capacitar o educando para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para a sua inserção e progressão no trabalho e em estudos posteriores;

II- desenvolver no educando aptidões para a vida produtiva e social; e

III- constituir-se em instituição de produção, difusão e transmissão cultura, científica, tecnológica e desportiva para a comunidade local ou regional.


O Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto tem como objetivos:

I- oferecer cursos profissionalizantes de acordo com a demanda do mercado de trabalho;

II- assegurar um ensino de qualidade para a formação de cidadãos habilitados e conscientes do seu papel na sociedade;

III- propiciar condições de empregabilidade e empreendedorismo;

IV- promover a integração Centro/Empresa/Comunidade; e

V- promover ações que contribuam para o fortalecimento do meio.

O Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto funciona nos três turnos oferecendo cursos tanto em nível de Formação Inicial e Continuada quanto Técnico, abrangendo diversas áreas/modalidades que venham atender às exigências e/ou necessidades do mercado de trabalho local, oferecendo cursos regulares e especiais com duração específica de acordo com cada tipo de curso. Para entrar nos cursos do CEEP José Figueiredo Barreto o cidadão deverá prestar concurso através de Processo Seletivo.

A gestão participativa do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto terá como observância os princípios de autonomia, coerência, pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, mediante a:

I- participação de seus profissionais na elaboração, implementação e avaliação da proposta pedagógica;

II- participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar – Direção, professores, pais, alunos e funcionários – nos processos consultivos e decisórios representados pelo Conselho Gestor e Comitê Pedagógico;

III- autonomia da gestão pedagógica, administrativa e financeira, respeitadas as diretrizes e normas vigentes;

IV- administração de recursos financeiros, através da elaboração, execução e avaliação do respectivo plano de aplicação obedecida à legislação específica; e

V- valorização do Centro enquanto espaço privilegiado de execução do processo educacional.

O Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto possui ambientes que procuram promover o melhor do bem-estar para a sua comunidade acadêmica: Salas de aula convencionais para no máximo 35 alunos, Laboratórios de informática, Laboratório de Turismo, Laboratório de Gestão, Laboratório de Redes, Laboratório de Hardware, Auditório, Sala de professores, Sala de Reunião, Biblioteca, Cozinha e Restaurante (refeitório), Sala de Reprografia, Sala Multimeios, Sala de Coordenação de Cursos, Sala de Assistência ao Aluno e um amplo estacionamento.



Fonte: Regimento Escolar do CEEP José Figueiredo Barreto.

=======================================================================

ASSISTÊNCIA AO ALUNO 

A Equipe Técnico-Pedagógico (Assistência ao aluno) é um colegiado técnico-profissional cuja atuação está voltada para o acompanhamento e a avaliação das ações de aprendizagem, especialmente quanto aos assuntos referentes ao acompanhamento e avaliação de currículo.

Ela é formada pelas pedagogas:
  • Gleide Selma Rodrigues dos Santos: Graduada em Pedagogia (Licenciatura) e Especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia Institucional e Clínica.
  •  Maria Elizabete Azevedo Santos de Souza: Graduada em Pedagogia (Licenciatura) e Especialista em Psicopedagogia Institucional.
  • Marta Maria de Araújo Oliveira: Graduada em Pedagogia (Licenciatura) e Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica.
  • Silveta Conceição Conrado Alves: Graduada em Pedagogia (Orientação Educacional) e Especialista em Psicopedagogia, Gestão de Pessoas e Gestão Escolar.
=======================================================================

CORPO DOCENTE

O Corpo Docente do CEEP JFB é bastante qualificado com Professores Especialistas e Mestres.

Equipe de Professores
  • Adeli de Oliveira Amorim (Curso Serviços de Condomínio): Graduada em Administração e Especialista em Gestão Estratégica em Recursos Humanos.
  •  Alexandra Oliveira Monteiro (Cursos Serviços de Condomínio, Rede de Computadores e Restaurante e Bar): Graduada em Português e Especialista em Educação Inclusiva.
  • Amanda Alcântara Meneses (Curso Serviços de Condomínio): Graduada no Curso de Formação em Incêndio - Bombeiro Militar, Pedagoga e Especialista em Segurança no Trabalho.
  • Ana Lúcia Andrade Siqueira (Cursos Serviços de Condomínio, Rede de Computadores e Restaurante e Bar): Graduada em Administração com Análise de Sistemas e Especialista em Educação e Gestão.
  • Annanete Rabelo Batista de Oliveira (Curso Redes de Computadores): Graduada em Ciências da Computação e Especialista em Tecnologia da Informática com Ênfase em Desenvolvimento WEB.
  • Antonio Aliberte de Andrade Machado (Cursos Redes de Computadores e Serviços de Condomínio): Bacharel em Administração.
  • Carina Angélica dos Santos (Cursos Serviços de Condomínio e Restaurante e Bar): Bacharel em Administração e Especialista em tecnologia da Informação, comunicação e Desenvolvimento Regional.
  • Edinésia Barreto Carvalho (Cursos Serviços de Condomínio e Restaurante e Bar): Graduada em Português-Inglês e Especialista em Gerenciamento de Empresas de Turismo.
  • Edeneide Santana (Cursos Serviços de Condomínio, Rede de Computadores e Restaurante e Bar): Graduada em Letras e Especialista em Didática Superior.
  • Edinézia Barreto Carvalho (Cursos Serviços de Condomínio, Rede de Computadores e Restaurante e Bar): Graduada em Letras Português/Inglês e Especialista em Gerenciamento de Empreendimentos turísticos e em Letras Espanhol.
  • Elisabete Santana de Avila e Silva (Cursos Redes de Computadores e Serviços de Condomínio): Graduada em Matemática e Especialista em Ciências da Natureza e suas Tecnologias com Ênfase em Matemática.
  • Eric Nascimento Santos (Curso Serviços de Condomínio): Graduado em Direito e Letras Inglês e Especialista em Direito Tributário com Habilitação para Magistério no Ensino Superior.
  • Ezequiel de Oliveira (Curso Redes de Computadores): Graduado em Processamento de Dados, Especialista em Redes de Computadores e Segurança e em Didática e Metodologia do Ensino Superior.
  • Glaucia Lima Fonseca (Curso Redes de Computadores): Graduada em Ciências da Computação.
  • Jaqueline Chaves da Silva (Cursos Serviços de Condomínio e Restaurante e Bar): Graduada em Administração e Especialista em Engenharia e Segurança do Trabalho.
  • Joyce Barreto Pinto (Curso Restaurante e Bar): Graduada em Turismo, Especialista em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente.
  • Licia Martha Daniel Oliveira (Curso Serviços de Condomínio e Restaurante e Bar): Graduada em Letras Português-Inglês.
  • Luiz Carlos Gonçalves (Curso Restaurante e Bar): Graduado em Hotelaria e Especialista em Gestão de Turismo e Hospitalidade.
  • Mariluci Vieira do Nascimento (Curso Restaurante e Bar): Graduada em Português-Espanhol e Especialista em Língua Espanhola.
  • NadjaTatiane Pinheiro Coelho Ramos (Cursos Serviços de Condomínio, Rede de Computadores e Restaurante e Bar): Graduada em Letras Português e Especialista em Metodologia do Ensino Superior.
  •  Odeilson dos Santos Vasconcelos (Cursos Redes de Computadores e Condomínio): Graduado em Matemática e e Especialista em Metodologia do Ensino.
  • Pedro Silva Neto (Curso Redes de Computadores): Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados e Especialista em Análise de Sistema, Administração de Banco de Dados e em Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação.
  • Polliana Rabelo Albagli Oliveira (Curso Restaurante e Bar): Graduada em Turismo e Mestre em Cultura e Turismo.
  • Rafael Sant’ana Jacauna (Curso Redes de Computadores): Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados e Licenciado em Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional.
  • Raildo Vieira Menezes (Curso Serviços de Condomínio): Graduado em Administração e Especialista em Gestão de Marketink.
  • Rosangela Maia dos Santos (Curso Restaurante e Bar): Graduada em Engenharia de Alimentos e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
  • Sueli Jose Pereira Correia (Curso Restaurante e Bar e Serviços de Condomínio): Graduada em Análises de Sistema e Especialista em Processamento e Controle de qualidade em Carne, Leite, Ovos e Pescado.
Equipe de Articuladores dos Laboratórios de Informática
  • Elane de Alvarenga Oliveira: Graduada em Geografia (Licenciatura) e Especialista em Educação Ambiental.
  • Elayne Mary Oliveira dos Anjos: Graduada em Pedagogia (Licenciatura) e Especialista em Educação e Gestão e em Tecnologias da Educação.
  • Roberto Carlos Delmas da Silva: Graduado em Matemática (Licenciatura) e Especialista em Mídias e Tecnologias na Educação;
  • Sheila Cristiane Vilanova Leite: Graduada em Pedagogia (Licenciatura) e Especialista em Mídias na Educação e Educação e Gestão.
  • Vânia Tereza Silva: Graduada em Pedagogia.
Equipe de Serviços Bibliotecários
  • Auristela de Oliveira: Graduada em Pedagogia e Especialista em Gestão e Educação.
  • Marisa Ramos: Graduada em Letras Português e Especialista Em Língua Portuguesa.
=======================================================================

Equipe de Serviços Administrativos e de Serviços Básicos

  • Alciene Santos
  • Allisson Gonçalves Alves
  • Altenir Basílio Bastos Dos Santos
  • Anderson Lima dos Santos
  • Antônio Carlos dos Santos
  • Antonio Ferreira da Silva
  • Augusto Cezar Santos da Cruz
  • Carlos Alberto dos Santos
  • Cibele Ferreira Cézar
  • Davi de Almeida Dantas
  • Edgledston Santos de Oliveira
  • Edivaldo Brant da Rocha
  • Eduardo Ramos Santos
  • Gilsélia Santana da Silva
  • Jacy Soares da Silva Ribeiro
  • José Augusto da Rocha
  • Júlio Cesar dos Santos
  • Keilla Rejane dos Santos Andrade
  • Mariete Santana de Souza
  • Nilton Cesar Lima Barbosa
  • Paulina Freire de Paiva Andrade
  • Rejane Félix do Nascimento
  • Rodrigo de Sales Alves

=======================================================================

HISTÓRIA - CENTRO PROFISSIONAL

No dia 12 de junho de 2009, às 14:30 o presidente Lula e o governador Marcelo Deda, inauguraram em Aracaju-SE, o CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL JOSÉ FIGUEIREDO BARRETO, situado à Rua Laranjeiras, s/n. A unidade foi construída em uma área de quatro mil metros quadrados e é composta por 10 salas de aula, laboratórios de informática, gestão, rede, hardware e de turismo. Possui também instalados refeitório-restaurante, cozinha, assistência ao aluno, supervisão/coordenação de cursos, reuniões, direção, reprografia, arquivo e multimeios, além da secretaria escolar, biblioteca, auditório, cantina e um belo jardim. A construção estava paralisada desde 2003 e foi retomada em 2007, pelo governador Marcelo Déda.

O Centro abriu em seu primeiro concurso 540 vagas para os cursos Técnicos de Redes de Computadores, Serviços de Restaurante e Bar e Serviços de Condomínio. Esta é a primeira escola profissionalizante da Capital sergipana.

Do total de R$ 3.969.099,83 investidos, R$ 2.822.774,83 foram destinados para obras que estavam paralisadas desde 2003 e instalações, sendo que o Governo Federal ficou responsável por R$ 1.426.875,00 e o Governo de Sergipe por R$ 1.395.899,33. O restante dos recursos saiu do Governo Federal, sendo R$ 951.805,00 para equipamentos e mobiliários, R$ 56,6 mil para capacitação, R$ 42.220,00 para serviços de consultoria e R$ 95,7 mil para serviços especializados.

O Centro tem como finalidade a preparação dos jovens para o mercado de trabalho, oferecendo boa formação e capacidade para concorrer a um emprego, priorizando a qualidade de instrução técnica e básica.

Prestigiaram a solenidade o Vice-Governador de Sergipe, Belivaldo Chagas; o Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o Vice-Prefeito de Aracaju, Silvio Santos; o Senador Antônio Carlos Valadares; o Senador José Almeida Lima;Valadares Filho, Deputado Federal; Jackson Barreto, Deputado Federal; José Eduardo Dutra, Ex-Presidente da BR Distribuidora; o Secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima; o Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Emanuel Nascimento; a Ex-Ministra e Ex-Primeira-Dama do Estado, Leonor Barreto Franco, filha de JOSÉ FIGUEIREDO BARRETO o Homenageado; Maria Ruzavânia da Cruz Araujo, Diretora do Centro Estadual de Educação Profissional, "José Figueiredo Barreto" além de diversos Secretários de Estado, Secretários Municipais e Autoridades.

Fonte: www.informesergipe.com.br – 09.06.2009.



1ª Equipe de Docentes do CEEP José Figueiredo Barreto



Da esquerda para direita, de cima para baixo, temos os seguintes docentes:

Roberto Carlos (Articulador), Cristiano (Redes), Luca (Restaurante e Bar), Odeílson (Condomínio), Sueli (Redes), Magno (Redes), Ticiane (Restaurante e Bar), Antonio (Condomínio), Elísia (Restaurante e Bar), Edinésia (Restaurante e Bar), Elisabete (Condomínio), Nadja (Redes), Vânia (Articuladora), Cecília (Pedagoga), Gorete (Pedagoga), Luciana (Condomínio), Alexandra (Restaurante e Bar),  Gleide Selma (Pedagoga), Madalena (Pedagoga ), Sônia (Secretária), Wilma (Ex-coordenadora), Ruzavânia (Diretora) e Gleide (Coordenadora).
O CEEP José Figueiredo Barreto agradece a esta Equipe por ser a semente de um corpo docente profissional e qualificado.

Valeu caros professores e prezadas professoras!


1º Processo Seletivo – Inscrições, Seleção e Matrículas


Mais de três mil candidatos disputaram as vagas para os cursos oferecidos no 1° Processo Seletivo do CEEP José Figueiredo Barreto. As provas foram realizadas em seis unidades de ensino do estado, das 8h às 13h. Os estudantes concorreram aos cursos técnicos nas áreas de Rede de Computadores, Serviços de Restaurante e Bar e Serviços de Condomínio. Foram disponibilizadas 180 vagas para cada curso.

O curso técnico em Rede de Computadores foi o mais procurado, com 2.344 inscritos e uma concorrência de 13 candidatos por vaga. Em seguida veio Serviços de Condomínio, com 540 inscrições, e, por fim, Serviços de Restaurante e Bar, com 343 candidatos. Inscreveu-se no processo seletivo um total de 3.227 estudantes.

Foram oferecidos três tipos de provas, um para cada curso. Porém, todos constaram de 30 questões, sendo 10 de Português, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais, que abrangem História de Sergipe, Geografia de Sergipe, Biologia e Informática.

Como critério de pontuação, foi adotado peso 4 para a prova de Português e peso 3 para as provas de Matemática e Conhecimentos Gerais.

Fonte: http://www.seed.se.gov.br/ Publicada em 15/06/2009.