Com a ampliação da oferta de cursos de nível superior e dos cursos técnicos ou tecnológicos, e com o advento da internet, propiciando cada vez mais acesso ao conhecimento, a tarefa de possuir uma qualificação profissional tem se tornado menos árdua. São várias as oportunidades de se adquirir novas habilidades técnicas através da educação formal e do autodidatismo; e por isso muito mais pessoas estão conseguindo se candidatar às vagas de trabalho oferecidas pelas organizações. Contudo, ao serem contratadas, essas pessoas têm se mostrado ineficientes para exercerem as funções para que são designadas, pois em geral faltam-lhes competências essenciais à ambientação organizacional (comunicação, social, comportamental e organizacional) e que infelizmente os bancos acadêmicos ainda não estão lhes proporcionando assento. De tal forma, o CEEP José Figueiredo Barreto, almejando preencher essa lacuna no processo de formação dos seus alunos, deu início no dia 07 de março ao Programa de Desenvolvimento das Competências Atitudinais – PDCA. O programa tem como objetivo de sensibilizar, incentivar e preparar os alunos para o uso efetivo dos seus talentos, aliados às habilidades adquiridas, visando sobremaneira, a formação de profissionais capazes de produzirem a autossustentabilidade.
O PDCA, que tem como foco o desenvolvimento das atitudes, está constituído de 10 módulos, que serão aplicados em forma de oficinas. Cada módulo terá a duração de 4 horas e serão realizados uma vez por semana. Temas como: autoconhecimento, valores humanos, liderança, trabalho em equipe, resolução de conflitos e negociação, gestão do tempo, desenvolvimento autossustentável, pensamento criativo e projeto de vida compõem o programa que pretende atender inicialmente 48 alunos, divididos em duas turmas, sendo uma pela manhã e outra à tarde.
O resultado que se espera alcançar ao final do programa é que os participantes tenham como diferencial de competência, adicionado à formação técnica:
- Atitude pró-ativa frente às situações no ambiente de trabalho.
- Potencial de empregabilidade.
- Potencial empreendedor.
Fonte: Equipe de Coordenação do CEEP JFB.